Gastronomia da Canastra: 3 pratos que você precisa experimentar

A Serra da Canastra possui um dos cenários naturais mais magníficos do Brasil, onde a natureza e a vida pacata do campo tornam o interior de Minas Gerais um dos lugares mais acolhedores para se visitar.

Mas não é só a beleza e a hospitalidade que atraem tantos turistas ao interior de Minas Gerais, a simplicidade do mineiro reflete também na culinária, que é, sobretudo, uma cozinha de sabores caseiros e de muita fartura.

As culinárias indígena, africana e portuguesa, deram origem a essa culinária tão regionalista, que preparada no fogão de lenha,  explora iguarias regionais como os tubérculos e folhagens, da couve e do ora-pro-nóbis, das frutas que viram doces de compota, como a goiaba e dos ingredientes herdados como a mandioca e seus derivados, o milho e o feijão, o leite e as carnes de porco, frango e boi, que, passadas de geração a geração, tornaram essa culinária tão tradicional, rica e diversa.

Você já deve ter ouvido falar do mió docin de leite com queijo do país, do saboroso feijãozin tropeiro e do suculento franguin caipira. E para você que quer conhecer mais um cadin das tradições culinárias de um dos estados brasileiros mais acolhedores do país, nós separamos 3 pratos típicos:

Carne de porco na lata

Esse prato surgiu da necessidade de conservar a carne por longos períodos em uma época em que não haviam geladeiras. O prato consiste em carne de porco temperada, bem fritinha e conservada na banha de porco. No interior a carne é realmente colocada em latas, daí o nome “carne na lata”.

A carne fica ainda melhor se acompanhada de arroz, tutu de feijão, couve afogadinha e farofa.

Tutu de feijão

A palavra tutu é de origem africana. Assim como o feijão tropeiro, esse prato bão dimais da conta também surgiu das primeiras incursões bandeirantes no interior das Minas Gerais. O feijão era um alimento fundamental na vida dos primeiros exploradores na busca do ouro de aluvião.

O prato era feito pelos escravos, que aproveitavam o caldo do feijão que ficava no fundo da panela e engrossava-o com farinha de mandioca. Além do feijão e da farinha de mandioca, o tutu de feijão leva sal, alho, cebola, o bacon ou o toucinho defumado, como ainda se fala no interior e uma boa pimentinha.

Frango caipira

O frango caipira é um dos pratos mais famosos do país. Essa carne é muito valorizada na cozinha mineira e recorda a infância no quintal, em que quase toda casa tinha um galinheiro nos fundos de casa.

Dizem que após longas viagens, os tropeiros ansiavam por um prato diferente, assim o frango caipira era preparado. A receita leva além do frango caipira cozido devagar, sal, alho, cebola e servido com muita cebolinha e pimenta. Fica ainda melhor com arroz, tutu, polenta e quiabo.

Também te deu água na boca? Esses e outros sabores mineiros você pode experimentar no restaurante Moradas da Serra, em São João Batista do Glória. Explore o que há de melhor da Canastra, conheça nossas belas paisagens e experimente nossos sabores!

Leia também

© 2018 MORADAS DA SERRA . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.