São João batista do Glória: a cidade das cachoeiras e da boa comida

No interior de Minas Gerais, localizada entre as águas do rio Grande e a serra da Canastra, está a cidade de São João Batista do Glória. Conhecida, regionalmente, como “Glória”, a cidade abriga cerca de 7 mil habitantes e está entre os maiores produtores de leite do país, além de ser conhecida pela qualidade de vida.

São João Batista do Glória, é um pedaço de terra abençoado pela natureza, de acordo com o conselho Municipal de Turismo (COMTUR), o município tem pelo menos 130 cachoeiras, o que faz do Glória a cidade das cachoeiras. A cidade é muito acolhedora e faz parte do circuito turístico da serra da Canastra com suas belas paisagens, cachoeiras e sua culinária tipicamente mineira.

Um dos principais atrativos da cidade é a cachoeira do Filó. De fácil acesso pela rodovia MG-050, no quilômetro 300, essa cachoeira se encontra praticamente as margens da rodovia, sendo excelente para quem quer se refrescar sem muito esforço. 

1
Outro famoso atrativo é a Cachoeira do Quilombo, que fica a aproximadamente 36 km da cidade e é uma das mais bonitas e isoladas da região. Apesar da distância e do longo percurso, a paisagem com vegetação do cerrado vale muito a pena. A cachoeira possui 3 lindas quedas d´água e muitos poços.
2

Como fica localizada em uma região montanhosa, o Glória também possui vales, serras e paredões de beleza única, como o Chapadão da Babilônia, região excelente para trilha, de onde se pode desfrutar a vista do paredão da Serra da Canastra e uma vista de tirar o fôlego da cachoeira Casca D’anta.

Além das belas paisagens, o Glória, também é terra de boa comida. Lar da tradicional culinária mineira, os pratos vão muito além do pão de queijo, do doce de leite e do queijo canastra.

É uma cozinha que carrega muita história da época da mineração do ouro, tendo surgido de uma mistura das culturas indígena, africana e portuguesa, resultando nessa culinária rica e regionalista.

Entre os pratos mais famosos temos o tutu de feijão com couve e torresminho, o feijão tropeiro e o frango caipira com polenta e quiabo, muitas vezes preparados no fogão a lenha. A carne de porco também é muito presente na culinária mineira , com o lombo, a costelinha,  o leitão à pururuca e a famosa carne de porco na lata, bem fritinha e conservada em banha. 

Esses sabores caseiros e marcantes, fazem da cozinha mineira, uma das mais apreciadas do país. Você pode experimentar o melhor dessa cozinha no restaurante Moradas da Serra, em São João Batista do Glória.

Conheça a cidade das cachoeiras e venha se deliciar com o melhor que Minas Gerais tem a oferecer!

 

Leia também

© 2018 MORADAS DA SERRA . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.