Benefícios para a família: cultive um pomar em sua chácara

-

 

 


Você já pensou em ter um lugar que abriga pássaros, ajuda a refrescar os dias mais quentes e, ainda, proporciona frutas que podem ser colhidas no momento de saboreá-las? Então! Isso é mais fácil do que se pensa.

Preciso de um espaço generoso para isso?

                Todas essas vantagens podem ser aproveitadas no quintal de casa. Se for em uma chácara, nem se fala, será muito melhor! E mesmo que você tenha um bom espaço, não é necessário usá-lo todo, ou seja, não importa se o espaço que você possui é grande ou pequeno.

Posso plantar qualquer tipo de árvore frutífera em qualquer lugar?

Basta conhecer quais são as frutas mais adequadas à região onde será constituído o pomar. Para isso, é preciso observar qual espécie, a sazonalidade e a experiência de outros produtores rurais daquela região. É necessário escolher, também, qual é a forma preferida da família para saboreá-la: in natura, em geleia, compota ou sucos. Verificar a quantidade e a amplitude da iluminação é uma condição primordial para que as plantas frutíferas cresçam e reproduzam. No verão, precisam de, pelo menos, 7h por dia expostas ao sol.

Como escolher a localização do pomar?

A escolha do local onde será o pomar é fundamental para que haja sucesso no objetivo de se chegar até a primeira colheita. Desse modo, seguem alguns cuidados que você deve ter para cultivar o seu pomar:

  1. O terreno deve ter pequena declividade ou estar em meia encosta.  
  2. Áreas com baixadas, que estão sujeitas a geadas, devem ser evitadas.
  3. Áreas muito úmidas e alagadiças também não oferecem condições boas para o pomar.
  4. O solo precisa ter boa profundidade, com drenagem generosa e média textura. Há pomares bem desenvolvidos em solos argilosos e arenosos também. Para isso, são necessários outros cuidados. Para saber mais sobre isso, clique aqui
  5. O plantio em terrenos à beira de estradas muito movimentadas não é bom porque a poeira causa danos físicos e contaminam o pomar.
  6. O solo deve ser preparado antes do plantio.
  7. Cercar a área do pomar evita a entrada de animais.

Leia também

© 2018 MORADAS DA SERRA . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.