Criança e meio ambiente - uma boa relação!

1

 

 

Como pai ou mãe, você deve ter ouvido falar sobre a importância do lazer para seus filhos, seja de seus pais, seus avós, vizinhos ou até mesmo outros pais da escola das crianças. A verdade é que seus pequeninos precisam frequentemente sair e gastar parte de seu tempo em meio a natureza para o seu desenvolvimento ideal.


Vamos lhe dar uma visão mais ampla sobre por que sair e se envolver com a natureza é muito importante para a criançada.

1. Brincadeiras

Atividades em lugares fechados se tornaram a coisa mais "normal" para as crianças. Ao contrário do passado, elas têm que lutar para poderem brincar ao ar livre. Com tantas coisas turbulentas no caminho, não é tão mais fácil assim. As crianças costumam ser tão sobrecarregadas que acabam levando uma vida cronometrada, assim como os adultos.


Há outras que estão tão viciadas no monitor do computador que mal sabem o que está acontecendo no mundo real. Ou, então, aquelas que são tão superprotegidas que dificilmente saem de dentro de casa. Por mais lamentável que isso possa parecer, todos esses eventos nos aproximaram do fim das brincadeiras ao ar livre.
Os pais sempre podem encontrar maneiras de manter seus filhos seguros enquanto brincam. É mais sobre intenções do que sorte. Se você for bem-sucedido em sua tentativa, o resultado final será uma criança irradiando felicidade, autoconfiança e boa saúde.


As crianças que brincam na natureza aprendem automaticamente como assumir riscos apropriados na vida. Existe um número infinito de atividades que podem ser jogados a céu aberto, e dessa maneira, as crianças também terão sua criatividade fluindo.


2. Dispositivos Eletrônicos

Atualmente, as crianças passam mais de 7 horas por dia em frente à tela. Seja a televisão, o computador ou o smartphone, isso inibe o desenvolvimento de uma criança. A verdade universal é que nenhuma quantidade de regras de tempo de dispositivos eletrônicos funciona para nossos filhos. Às vezes, também somos culpados. Nós exigimos que a televisão venha em nosso socorro para uma pausa de 20 minutos para que possamos ter algum "tempo pra nós" em paz.


Por um momento, abandone todos os problemas internos e deixe seus filhos se aventurarem nos parques para que eles possam experimentar a brisa fresca. Isso não apenas os manteria longe das telas, mas também aumentaria sua saúde em geral. Estimule seu filho a plantar algumas árvores, andar de bicicleta nas estradas, caminhar nas montanhas próximas ou simplesmente sair para passear com você.
Quando as crianças saem, elas automaticamente se distanciam da televisão e dos videogames. A visão externa será muito calmante e benéfica para eles.


3. Benefícios Físicos e Mentais

A natureza que vemos na televisão é muito diferente no mundo real. Então, a única maneira de experimentar a natureza ao máximo é sair de casa. Dos pássaros cantores, abelhas zumbindo, o gosto de frutos silvestres, belo pôr do sol, teremos que parar e experimentar a natureza em seu hálito fresco em algum local tranquilo. Nenhum dispositivo eletrônico pode substituir a associação natural com a Mãe Natureza.


A combinação direta com a natureza traz benefícios tanto mentais quanto físicos. Está provado que melhora o humor, reduz a depressão e também reduz a fadiga mental. As crianças envolvidas em brincadeiras ao ar livre também se beneficiam de maior flexibilidade e habilidades motoras. Mais tempo ao ar livre também melhora a visão e reduz a inflamação do corpo.

Além disso, pode ajudar as com as atividades escolares, melhorando os níveis de concentração.
 

kids

 

4. Obter o Melhor dos Seus Filhos

Teoricamente, brincar dentro de casa parece fácil porque não precisamos nos preocupar com sol, chuva, estranhos etc. No entanto, o ambiente controlado limita o potencial de uma criança. Os benefícios de brincar na natureza são quase infinitos. Passar tempo em contato com o verde mantém a mente das crianças renovada.


Além disso, os expõe a situações variadas, onde elas são forçadas a aprender e se adaptar para se adequar melhor às condições prevalecentes. Por exemplo, brincar em alturas irregulares, condições e superfícies ajuda-os a aprimorar suas habilidades de coordenação e balanceamento.


Inclusive, elas tornam-se mais duras tanto mental quanto fisicamente, à medida que aprendem e se adaptam ao mundo exterior. Aproveite todas as coisas que a natureza tem a oferecer.


5. Liberdade

Na idade e no tempo de hoje, é fácil para os pais pensarem nos perigos e riscos de brincar ao ar livre. Não estamos dizendo que a supervisão de um adulto não é necessária, nem estamos sugerindo que as crianças devam ficar sozinhas por muito tempo. No entanto, esses medos ou perigos podem nem sempre trazer más notícias. Mais crianças ficam gravemente feridas caindo da cama do que brincando ao ar livre. Engolidos com nossas teorias e mitos pessoais, não estamos sendo desleais aos nossos filhos matando a liberdade deles?


Lembre-se, o medo não está moldando o seu filho de uma maneira que ele mereça viver. Uma infância normal é uma infância cheia de riscos e aventuras saudáveis, e não podemos privar o mesmo dos nossos filhos. Estima-se que as crianças gastem 56% mais tempo dentro de casa do que brincando fora. E é uma pena para as crianças, pois elas perdem muitas memórias divertidas que só a natureza tem.


6. Benefícios Sociais

O smartphone caro torna-se automaticamente entediante quando tiramos certos aplicativos dele. A televisão não é melhor sem o cabo. Os videogames não são mais divertidos, a menos que haja uma série de jogos atualizados. Nossos filhos estão viciados em hábitos autodestrutivos, na medida em que eles não têm uma vida social. Pelo menos, não uma vida social saudável!


Quando as crianças saem, elas têm muitas oportunidades de interagir com outros amigos. Na natureza, eles podem se conectar, ajudar uns aos outros, compartilhar seu aprendizado e resolver problemas juntos. Elas também podem encontrar um amigo para se consolar em momentos de necessidade. Além disso, ajuda-os a agir livremente, sem perder suas responsabilidades.
 

kid

 

7. Promove a inteligência

Já está provado que a natureza fornece às crianças uma proteção contra o estresse. Em um estudo de 2015 na Califórnia, com sessenta participantes, mostrou que andar na natureza pode eliminar o estresse. Aqui está a cereja no topo do bolo. Também promove a inteligência nas crianças. Embora a Internet também possa nos tornar inteligentes, ela não fornecerá conhecimento experimental, que é necessário para ser uma pessoa inteligente. O tempo gasto na natureza oferece vários benefícios para seus filhos.


8. Melhora a autoconfiança

Confiança real não é sobre ganhar uma luta de videogame. Também não está em ganhar um combate verbal com o avô pronto para perder. Acidentalmente ou não, você pode consertar o problema de confiança do seu filho em grande medida, permitindo que ele se conecte com a natureza, onde eles possam ficar cara a cara com o mundo real.


A natureza pode atuar como uma ótima ferramenta de cura para crianças que sofrem de baixa autoestima. Crianças expostas ao mundo natural experimentam um grau maior de autocontrole, paz e disciplina. Armado com tais presentes, a confiança certamente elevará para o próximo nível.


9. Preservando Nossa Natureza

Nossa população não está mostrando sinais de desaceleração. Segundo o World Resources Institute - que é uma organização não governamental ambientalista e conservacionista - quase 100 espécies de animais morrem todos os dias por causa do desmatamento tropical. A necessidade adicional de espaço vital nos forçou a tirar nossa natureza das florestas, causando mais poluição e outros problemas relacionados ao ecossistema. De fato, não podemos mudar o passado, mas podemos agir para um futuro melhor. Ao trazer a consciência sobre a natureza, poderíamos salvar nossas futuras gerações de eventos catastróficos.


Uma vez que as crianças serão os grandes modificadores do jogo, associá-las ao mundo natural ajudará a preservar a Mãe Natureza. À medida que se conectam intimamente com ela, as crianças entenderiam o que realmente importa na vida e girarão em torno de respeitar nosso planeta.

nature

 

 

Outros Benefícios da Conexão com a Natureza:

 

·         As crianças que brincam mais em contato com a natureza ficam doentes com menos frequência do que as crianças que só ficam dentro de casa. A exposição regular ao mundo exterior estimula o sistema imunológico. Como resultado, uma criança é capaz de combater melhor as doenças.
 

·         Crianças que passam mais tempo em contato com a natureza são menos propensas a serem obesas. As atividades físicas, como caminhar, correr ou brincar, podem mantê-las ativas e também ajudá-las a perder mais quilos.
 

·         As crianças que passam boa parte do tempo fora são mais propensas a estimular pensamentos positivos. Torna-se um segundo universo para eles pensarem com mais otimismo na vida. Como resultado, eles se beneficiam em todas as áreas da vida, sejam acadêmicas, profissionais ou pessoais.
 

·         Sua associação com a natureza também ajuda a interagir melhor com os adultos. A natureza por si só promove a paz e a harmonia. Assim, as crianças também aprendem a domar sua raiva em grande medida.
 

·         Ser capaz de resolver os problemas por conta própria e a capacidade de assumir riscos calculados quando necessário, aumentam sua autoestima. Na verdade, as crianças que são expostas ao mundo são consideradas mais resistentes a circunstâncias de alto estresse.
 

·         As crianças que passam a maior parte do tempo na frente das telas não têm ideia de como gerenciar as coisas quando ela é desligada. A interação com a natureza oferece-lhes melhores alternativas para aproveitar ao máximo seu tempo de vida. Então, passar o tempo ao ar livre na natureza é a melhor maneira de passar o dia.

 

Claro, a natureza sempre existirá em nosso redor. No entanto, não vamos viver para sempre. No momento em que saímos do útero de nossa mãe, nosso medidor de morte começou a funcionar. Lembre-se, não há garantia de que teremos uma nova vida. Além disso, sempre haverá horas restantes para desvendar todas as outras bagunças em nossas vidas.


Para completar, as crianças não serão crianças para sempre. Então, por que não aproveitar ao máximo o momento?  A Serra da Canastra abriga a nascente de um dos rios mais importantes do Brasil, o São Francisco. Em um parque de natureza preservada, propício para contemplação e relaxamento, seus filhos poderão aproveitar ao máximo suas atrações e aplicar todos esses benefícios.


E não se esqueça, a Mãe Natureza estará esperando por vocês de braços abertos.
 

Leia também

© 2018 MORADAS DA SERRA . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.